O exército de dois homens retorna para mais uma missão atrás das linhas inimigas.
A Tokyo Game Show já é coisa do passado, porém parece que a feira ainda rende alguns bons frutos para os fãs de video games.A ausência de um estande oficial da EA certamente decepcionou uma boa parcela dos jogadores que passaram pela TGS 09, no entanto a famosa empresa estadunidense realizou uma apresentação especial paralela ao evento oficial, trazendo novidades interessantes sobre alguns de seus grandes títulos.
Entre os jogos comentados no evento estava a continuação de Army of Two. O novo jogo de tiro da EA Montreal acompanha mais uma missão da dupla de carismáticos mercenários Salem e Rios. Army of Two: The 40th Day aposta em um novo cenário e focalize a jogabilidade nos elementos cooperativos que já permeavam a dinâmica de jogo da primeira edição.
TWO
O enredo de 40th Day (ou quadragésimo dia) desenvolve-se de forma mais linear do que no título original, deixando clara a influência hollywoodiana — no melhor estilo dos filmes de ação protagonizados por “parceiros”, como a franquia Máquina Mortífera. Dessa vez a ação se desenrola em Xangai, pouco tempo após os eventos do primeiro jogo, com Salem e Rios fundando a sua própria corporação militar particular, a TransWorld Operations, ou simplesmente, TWO.
Após uma missão “rotineira” em Xangai a dupla se vê aprisionada na cidade depois de uma corporação adversária atacar e destruir metade da cidade. Na versão apresenta em Tóquio, a EA revelou um nível da primeira parte da trama e acompanhava Salem e Rios sobre os telhados de Xangai, posição privilegiada na qual os dois soldados assistem a destruição e caos que toma conta da metrópole.
Esse nível privilegiou o combate em ambientes fechados, já que os terraços são verdadeiros labirintos formados por dutos de ventilação, cercas e escadarias. A escolha do nível se justificou na demonstração do novo sistema de “cobertura” do jogo. Agora, se o seu personagem estiver agachado ele automaticamente irá posicionar-se atrás de objetos próximos para ocultar-se dos inimigos.
Duro na queda
A apresentação de The 40th Day também mostrou que o jogo deve contra com vários “mini-chefes” ao longo dos níveis. Se no primeiro título os inimigos com armadura reforçada e maior poder de fogo eram escassos e bem espaçados, a nova edição da franquia contará com mais oponentes de peso.
Equipados com armaduras ultra-protetoras, você terá muito mais trabalho para derrubar esses oponentes. Para derrotá-los vale a mesma tática utilizada no jogo anterior, ou seja, chamar a atenção do inimigo com um dos personagens, enquanto o outro flanqueia o oponente.
O truque é que cada um desses “encouraçados” possui uma fraqueza particular, assim você deve identificá-la e explorá-la de acordo. No exemplo demonstrado pela EA no Japão, pode-se ver um granadeiro, para derrotá-lo basta disparar na sua mochila, explodindo assim todas as granadas.
Diferente, mas com alguma coisa em comum
Apesar da EA reafirmar que a jogabilidade recebeu várias alterações, a dinâmica básica de jogo deve manter-se a mesma, como a própria desenvolvedora do título, a EA Montreal, confirma.
Por exemplo, o esquema de personalização das armas está de volta e tão absurdo quanto no título original. Você poderá “emperiquitar” o seu trabuco com uma sorte de itens, como baionetas improvisadas e até mesmo escudos. Estas alterações afetam diretamente o seu Aggrometter, uma espécie de balança que pesa para o lado do jogador considerado o mais perigoso da dupla no momento.
Em outras palavras, se você mata uma grande quantidade de inimigos em uma batalha, ou se carrega a maior e mais ameaçadora arma de todas, é considerado um risco em potencial, atraindo as atenções das tropas inimigas — enquanto isso, seu parceiro pode aproveitar para acabar com os adversários mais calmamente, pois as atenções do adversário estão voltadas a você.
Army of Two: The 40th Day parece construir sobre o terreno preparado pelo seu antecessor, os comandos estão mais afinados, os gráficos foram incrementados e os novos elementos do modo multiplayer cooperativo são um grande passo na direção certa. The 40th Day entra em combate no dia 12 de janeiro de 2010.
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