sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Castlevania: Lords of Shadow

Posted by Microbiall On 05:53 0 comentários


Desenvolvedor:Mercury Steam
Distribuidor:Konami
Gênero
:
Ação/Plataforma
Lançamento
:
2010
Faixa etária
:
Indefinida













O fim chegou. Uma força maléfica e misteriosa chamada Lords of Shadow — os Senhores das Sombras — ameaça a aliança entre o Céu e a Terra. Portanto, a escuridão domina. Enquanto as almas dos mortos vagam pela terra devastada, criaturas abomináveis trazem o caos. E, como de praxe, cabe ao jogador impedir que o Mal tome conta.

O personagem principal do jogo é Gabriel, um membro da Brotherhood of Light (Irmandade da Luz). O grupo de cavaleiros sagrados tenta, a todo o custo, proteger o mundo dos males diversificados. Gabriel, entretanto, conta com um motivo particular para enfrentar os monstros: sua mulher foi assassinada pelos terrores da escuridão, sendo que a alma dela ficará presa por toda a eternidade. Meio viva, meio morta, ela leva Gabriel a abraçar o destino e, possivelmente, salvar o mundo.

Para isso, o protagonista deve viajar constantemente, contemplando a destruição e eliminando os inimigos. A ideia é utilizar os poderes dos adversários para tentar equilibrar a balança entre Bem e Mal. A fantástica arma Combat Cross — literalmente, uma cruz de combate — será empregada frequentemente para que os três principais grupos dos Lords of Shadow sejam derrotados.

Em Lords of Shadow, o foco dos desenvolvedores é entreter os fãs da franquia da Konami com a mais pura ação através de visuais de alta definição. O game conta com gráficos de boa qualidade, exibidos através de uma jogabilidade embasada em uma "mistura" entre God of War e Devil May Cry. O elenco de vozes é excelente, pois conta com Robert Carlyle, Patrick Stewart, Ian McKellen, Natasha McElhone, Jason Isaacs e outros grandes atores.

Então, sob os auspícios da Konami, a desenvolvedora Mercury Steam deve devolver Castlevania aos consoles caseiros. Mas o que exatamente se pode esperar de Lords of Shadow? Afinal, Castlevania, ao longo dos anos, sempre se saiu melhor com o bom e velho “side-scrolling”, alcançando resultados muitas vezes pífios quando se arriscava por ambientes 3D — basta lembrar da versão pouco expressiva lançada para Nintendo 64.

Além disso, as respostas lacônicas da Konami, mesmo diante do trailer recentemente liberado na GamesCom, certamente não ajudam muito. Em relação à história, o que se sabe até o momento é que você assumirá o controle de Gabriel, um sujeito que talvez (isso realmente ainda não foi confirmado) tenha ligações com os Belmont, o clã de caçadores de vampiro.



Movendo toda a trama, aparecem duas máscaras, uma demoníaca, e outra divina. Também em relação a esse ponto muito pouco foi dito até o momento. Entretanto, sabe-se que as famigeradas máscaras terão sua principal ligação com a história do jogo, não com a jogabilidade em sim — quer dizer, lembrando que Castlevania é um jogo predominantemente de ação, as tais máscaras não devem representar tanto assim. É claro que também são prometidos alguns puzzles.

Sob os olhos atentos de Hideo Kojima

O mote de Lords of Shadows realmente poderia ser algo como: “um Castlevania aprovado por Kojima”. Isso porque a companhia do designer está (segundo afirma a Konami) trabalhando conjuntamente com a Mercury Steam para desembarcar o renascimento da franquia — que realmente não dá as caras há muitos anos em um console caseiro.

Entretanto, tal qual acontece com muitos jogos atuais, Lords of Shadow não deve estar assim tão preso com as origens da série. Isso tem um motivo bastante claro: tornar a trama acessível para um grande número de jogadores, e não apenas para aqueles que consomem tudo que leva a marca Castlevania desde as primeiras chicotadas dos Belmont.


Dessa forma, o game deve soar mais como uma bolha inserida dentro do universo de Castlevania, embora a essência das batalhas e do estilo narrativo ainda devam permanecer. E mais, para contar toda a história, estarão presentes mais de uma hora de animações, sendo que uma delas dura em torno de 14 minutos! Parece coisa do Kojima? Sim, parece.

No mais, ainda existem planos de rodar tudo isso a estáveis 30 quadros por segundo ou mais — alcançar ostensivos 60 fps não é uma prioridade, segundo os desenvolvedores.

Jogabilidade clássica

Conforme já mencionado, os fundamentos de Caltlevania devem estar todos presentes, incluindo um protagonista armado com chicote, adaga e água benta, bem como toda sorte de inimigos sórdidos — de vampiros a lobisomens e o que mais couber na história. Entretanto, uma grande ênfase parece ter sido conferida à ação à navegação através dos cenários — conforme Gabrel utiliza o chicote para se alçar através de estruturas do cenário, por exemplo.

Também foi dito algo sobre os controles do jogo, embora apenas para o PS3 por enquanto. Nada de muito atípico aqui, entretanto. O direcional analógico esquerdo dará a direção ao protagonista, enquanto o direito (especula-se) deve servir para conferir maior precisão aos ataques.

O botão “quadrado” servirá para ataques de curto alcance, enquanto que o “triângulo” encadeia golpes, “X” serve para pular, e o “círculo” é utilizado para as armas auxiliares — adagas, água benta, machadinhas ou o que mais servir para esse propósito. Também foi mencionado que ninguém terá que se preocupar com o ângulo da câmera aqui, já que ela deve ser fixa.

Gabriel ainda deve contar com vários upgrades para as armas, transformando, por exemplo, a sua “combat cross” em um efetiva e lustrosa estaca — direto para o coração dos famigerados vampiros. No mais, pode esperar encontrar diversos chefes gigantescos, todos eles totalmente interativos antagonizando batalhas em tempo real.

Por fim, certamente um retorno merecido. E o melhor, aparentemente, outras franquias podem acabar ganhando o mesmo tratamento, notadamente, o clássico Contra.

Castlevania: Lords of Shadow tem lançamento programado para algum momento de 2010. Aguarde novidades.

0 comentários:

Postar um comentário